sábado, 6 de novembro de 2021

A IGREJA DE ANTIOQUIA NA SÍRIA

 

A IGREJA DE ANTIOQUIA NA SÍRIA

(necessários ao entendimento desejo de Paulo e Barnabé serem reconhecidos como Apóstolos)

Representou a primeira escola cristã a que Paulo teve acesso e que pode se dedicar. Não somente na qualidade de um local de reunião e palestra, de assistência social, de passe, de intercambio mediúnico, de estudo, mas, sobretudo de um local de renovação de nosso espirito imortal.;

Um dia, Saulo foi surpreendido com a visita de Barnabé; O ex-levita de Chipre encontrava-se em Antioquia. A igreja ali fundada reclamava a cooperação. Inúmeras dificuldades espirituais a serem resolvidas, intensos serviços a fazer. A instituição fora iniciada por discípulos de Jerusalém, sob os alvitres de Simão Pedro. O ex -pescador ponderou que deveriam aproveitar o período de calma, nas perseguições, para que os laços do Cristo fossem dilatados. Antioquia era dos maiores centros operários. Não faltavam contribuintes para o custeio das obras, porque o empreendimento tivera repercussão nos ambientes de trabalho mais humildes; mas, faltavam trabalhadores do pensamento. Depois de indicar Barnabé para a direção do núcleo do “Caminho”, aconselhou-o Saulo, a fim de que alcançasse um campo novo de exercício espiritual. A instituição, reclamava irmãos que conhecessem profundamente a Lei de Moisés e o Evangelho do Mestres sinceros. Ninguém deverá ignorar que Espírito Santo designa a legião dos Espíritos santificados na luz e no amor, que cooperam com o Cristo desde os primeiros tempos da Humanidade.

A rigor considerando a nossa trajetória evolutiva, nenhum de nós tem nação, a rigor nenhum de nós fala esse ou aquele idioma e rigorosamente considerando a cor da nossa pele, a nossa cultura, os nossos hábitos adquiridos na infância representam breve estagio do atual momento em que vivemos. Muitos presentes nas casas espiritas ou em grupos de estudo vieram degredados da querida Capela; outros vieram de outras instancias e até o presente momento não conseguiram ainda fazer a trajetória do retorno. Não por circunstancias externas afetaram muitas encarnações, subiram vários degraus da iluminação, mas em outras desceram com a mesma intensidade que subiram; porque o grande desafio do espirito é a sua comunhão com Deus. Porque uma vez estabelecida a comunhão com a inteligência suprema, com o amor supremo que dirige o universo cada um de nós saberá a parte que lhe toca na obra divina e cada um saberá interpretar dentro de si mesmo a vontade divina a seu respeito. É uma jornada individual muitas vezes solitária.

 

Os primeiros séculos depois da crucificação de Jesus, foram marcados pelas perseguições aos discípulos, apóstolos seguidores da mensagem do Cristo.

Que não diminuíram a fé e o testemunho daqueles heróis que defenderam a mensagem de Jesus, inclusive pagando às vezes, com a própria vida.

As perseguições implementadas contra os seguidores de Jesus pelos romanos e autoridades do I século, obrigaram as comunidades primitivas a procurarem refúgio de diversas naturezas. Estes refúgios incluíram uma gruta em Antioquia, as catacumbas em Roma e as cidades subterrâneas da Capadócia, na Ásia Menor ou Anatólia.

Em Antioquia eles buscaram a gruta pagã do monte Silpius. Em Roma foram as catacumbas que serviram de refúgio no século I e na Capadócia foram as cidades subterrâneas construídas pelos Hititas, como estratégia militar e que depois serviram de refúgio aos cristãos.

O fenômeno do Pentecostes, não diminuíram os propósitos.

Temos pesquisado nos caminhos de Moisés, Jesus, Paulo, João, Maria de Nazaré, Basílio de Cesárea, Policarpo de Esmirna e tantos outros

Na encosta de uma montanha da cidade de Antioquia, uma simples gruta cavada na pedra, é considerada o berço do cristianismo primitivo na Anatólia ou Ásia Menor. Aqueles que queriam seguir os ensinamentos de Jesus se reuniam naquele local para orar, numa época em que eram muito reprimidos.

No monte Silpius, se abre ao lado, em sua encosta, o que é conhecido como a Gruta de São Pedro. O monte Silpius é que guarda aquela gruta de grande significado histórico para a comunidade cristã primitiva. Foi ali que pela primeira vez que o grupo que seguia os ensinamentos de Jesus, foi chamado de cristão.

Lucas tomou a palavra e disse: pondero a necessidade de imprimirmos a melhor expressão de unidade às suas manifestações. Quero referir-me aos títulos que nos identificam a comunidade. Não vejo na palavra “caminho” uma designação perfeita, que traduza o nosso esforço, Os discípulos do Cristo são chamados viajores”, “peregrinos”, “caminheiros”. Mas há viandantes e estiadas de todos os matizes, O mal tem, igualmente, os seus caminhos, não seria mais justo chamarmo-nos — cristãos — uns aos outros? Este título nos recordará a presença do Mestre, nos dará energia em seu nome e caracterizará, de modo perfeito, as nossas atividades em concordância com 194 os seus ensinos. A sugestão de Lucas foi aprovada com geral alegria

A gruta é o único resquício histórico que permaneceu da antiga Antioquia cristã, a “Rainha do Oriente” que competia com Roma, Alexandria, Jerusalém e Constantinopla no tempo da Pentarquia.

Pedro foi o primeiro dos Apóstolos a visitar Antioquia e como testemunho de sua presença está lá a “Gruta de São Pedro”. Esta gruta foi escavada na rocha da ladeira ocidental do monte Silpius e tem 13 metros de comprimento, 9,5 metros de largura e pouco mais de 7 metros de altura.

Não existe nenhum registro acerca da origem desta gruta, no entanto, muitos arqueólogos que a tem visitado, ficam fascinados e encantados pelas riquezas dos seus símbolos que representam expressões de religiosidade. Os primeiros cristãos a receberam e a usaram, não como símbolo de idolatria, mas como manifestação do sentimento religioso que os unia. A teoria mais aceita pelos estudiosos é que esta gruta foi um lugar de culto pagão que mais tarde os cristãos aproveitaram para transformá-la em seu próprio culto, dando-lhe o nome do apóstolo Pedro.

Com certeza, a Gruta de Pedro em Antioquía, representa o primeiro local fora de Jerusalém que pode ser considerado a primeira construção física ou a pedra fundamental do cristianismo primitivo fundado e implantado na Ásia Menor.

gruta possui um batistério antigo alimentado com água de uma fonte que jorra ainda hoje.

Considerada a primeira igreja cristã fora de Jerusalém, a gruta rupestre mantém ainda a fisionomia que os cruzados lhe deram, quando conquistaram Antioquia em 1098. Mas já os bizantinos a tinham transformado em capela o local onde se encontravam os primeiros cristãos nos períodos de perseguição, na cidade.

Alguns estudiosos afirmam que foi ali, onde Pedro foi chamado bispo antes de ir para Roma.

Alguns representantes do cristianismo sugerem que seria interessante que no futuro se levasse sempre mais em consideração que aquele lugar é uma importante memória cristã, reservando-o ao culto para as comunidades cristãs.

Visitar aquele local é como se estivéssemos voltando mais de dois mil anos no tempo. É como se revivêssemos a pureza e a realidade de um cristianismo que se perdeu através dos tempos pelas influências políticas e interesses particulares por parte daqueles que se dizem seguidores de Jesus, mas que não vivem, na prática a sua mensagem.

A nossa tarefa, é procurar viver na prática a bela mensagem de Jesus que está esquecida por muitos. O Espiritismo é o Cristianismo redivivo. Através dele, necessitamos defender a cristalinidade do Evangelho de Jesus. Urge trazer para o momento atual, o Amor, a solidariedade, a prática do bem e o testemunho dos mártires que dedicaram e deram suas vidas pela verdade pregada e vivida por Jesus.

 

 

 

 

 

 

A missão apostólica, propriamente dita, tem início em Antioquia, entre os

anos de 45 e 49. Paulo e Barnabé — seguidos do jovem João Marcos, autor do

Segundo Evangelho, — partem para propagar a Boa Nova, em terras distantes.

(Atos dos Apóstolos, 12.25 – “quanto a barnabé e Saulo – “quanto a barnabé

e Saulo depois de se terem desempenhado do seu ministério em Jerusalém,

regressaram levando consigo o jovem cognominado Marcos-futuro

Evangelista)

Retornando a Antioquia, levanta-se ali a primeira controvérsia entre os

cristãos, procedentes de Jerusalém e ainda presos às tradições do Judaísmo,

que pretendiam impor a observância da lei mosaica aos cristãos convertidos,

 provenientes do paganismo. Os cristãos de Antioquia decidem, então, enviar

 Paulo e Barnabé a Jerusalém, para discutir o assunto com os apóstolos. (Atos

dos Apóstolos 15:2 – “surgindo daí uma agitação e tornando-se veemente a

discussão de Paulo e Barnabé com eles, decidiu-se que Paulo e Barnabé e

alguns outros dos seus =Tito= subiriam a Jerusalém aos Apóstolos e anciãos

para tratar da questão. (Gálatas 2:1 –“em seguida 14 anos mais tarde subi

novamente a Jerusalém com Barnabé tendo tomado comigo Também Tito”)

em 49, volta Paulo a Jerusalém para participar de um concílio apostólico, onde

seria aceito como apóstolo, com missão junto aos gentios, oficialmente

reconhecida. (Gálatas 2:2-“ em virtude de uma revelação e expus-lhes – em

forma reservada aos notáveis o evangelho que proclamo entre os gentios a

fim de não correr, nem ter corrido em vão”)

Reuniram-se Pedro, Tiago e seus colaboradores, constituindo o chamado

“Assembleia ou Concílio de Jerusalém”.

Nesse concílio ficou determinado que os cristãos de origem gentílica ou

Judaica, teriam total liberdade para seguir, ou não, os rituais disciplinares

Impostos pela lei mosaica, evitando, porém, manifestações idólatras.

(Atos dos Apóstolos 15:1,30 –“Controvérsias em Antioquia: entretanto

haviam descido alguns da Judeia e começaram a ensinar aos irmãos: “se não

vos circuncidardes segundo a norma de Moises, não podereis salvar-vos,

surgindo daí uma agitação e tornando-se veemente a discussão de Paulo e

Barnabé com eles, decidiu-se que Paulo e Barnabé e alguns outros dos seus

=Tito= subiriam a Jerusalém para tratar da questão.)

Na segunda epístola a Timóteo. O texto existente em (II Timóteo, 4.11, é:

somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos, e traze-o, pois, me é útil

no ministério.

FONTES:

1. bíblia de Jerusalém. As epístolas de São Paulo.

2. dicionário da bíblia. Vol. 1. As pessoas e os lugares.

3.  Francisco Cândido Xavier, Pão Nosso

4. Paulo e Estevão

(Nota de Emmanuel

Divaldo Pereira Franco, Palestra pública.

Trigo de Deus. Trigo de Deus. Pelo espírito Amélia Rodrigues.

Rogério Coelho. O holocausto maior. lume/antioquia.htm

www.terravista.pt/Portosanto

veritatis..com.br/aartigo.asp

freineylor.hpg.com.br

 

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