quinta-feira, 31 de março de 2022

OS SETE PECADOS CAPITAIS

 Estamos postando novamente por decisão do grupo de estudos

1-    A INVEJA

 

A inveja é um grande inimigo, que necessitas combater no teu mundo íntimo. Ela se insinua, cruel, nas telas mentais e desequilibra a emoção. Torna-se fiscal impiedosa e capataz insensível. Arma ciladas, vinga-se pelo pensamento, através da palavra e da ação, persegue implacavelmente. Incontáveis crimes se originam na inveja, fora aqueles que não chegam a consumar-se. A inveja é inferioridade que tem de ser corrigida e transformada em camaradagem e satisfação. _

é a tristeza pelo bem de outra pessoa. O invejoso é aquele que se sente mal pelas conquistas alheias, incapaz de ficar feliz pelos outros, como se a vitória alheia representasse uma perda pessoal. O oposto da inveja é a caridade, o desapego e a generosidade.

·        Há muitas passagens na Bíblia sobre a inveja, uma das mais importantes aquelas em que é narrado o primeiro homicídio (Gênesis 4). No Antigo Testamento, lemos que Caim matou seu próprio irmão porque Deus havia apreciado mais os sacrifícios feitos por Abel. Portanto, de acordo com a Bíblia, o vício que está por trás do primeiro homicídio é a inveja.

·        Em Pedro 2:1, há uma advertência sobre a inveja: (” portanto rejeitando, toda maldade, toda mentira, todas as formas de hipocrisia e de inveja e toda maledicência...”)

2-    Ira,

raiva ou fúria é uma manifestação intensa de indignação que     

pode levar a agressões verbais ou físicas. O oposto da ira é a paciência; ira humana é um dos pecados capitais, e há muitas passagens   

bíblicas que abordam o vício da pessoa irritadiça, iracunda ou violenta. É o que se vê, por exemplo, em Provérbios 15:18: (“o homem colérico atiça a querela; o homem paciente acalma a rixa”)

·        Em Salmos 37:8, leem-se conselhos importantes direcionados à pessoa irritadiça: (“deixa a ira, abandona o furor, não te irrites: só farias o mal”).

·        Mas muito se fala também da ira divina. Para os cristãos, ela é a reação legítima de Deus contra o pecado, mas maior que a Sua ira é o Seu amor, que perdoa aqueles que se arrependem.

·        Exemplo em Romanos 1;18 (“manifesta-se, com efeito, a ira de Deus, do alto do céu, contra toda impiedade e injustiça dos homens que mantem a verdade prisioneira da injustiça

      3 - A luxúria

é o pecado associado aos desejos sexuais. Para os católicos, 

           a luxúria tem a ver com o abuso do sexo ou a busca excessiva do   

           prazer sexual. O oposto da luxúria é a castidade.

·        Das passagens bíblicas que tratam desse pecado, uma das

      mais incisivas é a que está em Gálatas 5:19: (“ora, as obras da

      carne são manifestas formicação, impurezas, libertinagem.

      Idolatria, feitiçaria, ódio, rixas ciúmes. Ira discussões, discórdia,

     divisões. Invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a

     estas, a respeito das quais eu vos previno, como já vos preveni:

     os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus”).

·        Em Colossenses 3:5-6, há outra referência ao pecado da luxúria: (“mortificai, pois, vossos membros terrenos, fornicação, impureza, paixão, desejos maus, e a cupidez, que é idolatria. essas coisas provocam a ira de deus sobre os desobedientes”).

4-    Gula

A guia é o pecado associado ao desejo de comer e beber de maneira exagerada, para além das necessidades. Esse é um pecado que tem a ver com a perda de controle em relação ao próprio corpo. O oposto da gula é a moderação.

Quase todos os pecados estão relacionados à falta de moderação. No caso da gula, trata-se do consumo em excesso de comida e bebida, ao qual se atribuem males físicos e espirituais, já que a gula pode levar a outros pecados, como a preguiça. O pecado da gula é uma manifestação da busca da felicidade em coisas materiais.

·        Em Provérbios 23:20-21, há um conselho aos que querem se manter distantes da tentação da gula: (“não estejas entre bebedores de vinho, nem entre comedores de carne, pois bebedor e glutão empobrecem e o sono veste oi homem com trapos”).

5-    Preguiça

A preguiça é a falta de vontade ou interesse em atividades que exigem algum esforço, seja físico ou intelectual. A preguiça pode ser definida como a falta de ação, a ausência de ânimo para o trabalho e outras tarefas do nosso dia a dia. O oposto da preguiça é o esforço, a força de vontade, a ação.

Para os adeptos do catolicismo, o pecado da preguiça tem a ver com a recusa voluntária ao dever do trabalho (da busca do pão de cada dia), mas também se relaciona com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.

·        Dentre as passagens bíblicas em que se faz referência a esse pecado, destacam-se as seguintes:

Dentre as passagens bíblicas em que se faz referência a esse pecado, destacam-se as seguintes:

Provérbios 13;4 (“o preguiçoso espera, e nada tem para sua fome; a fome dos diligentes é saciada”)

·        Provérbios 6,6;( “anda, preguiçoso, olha a formiga; observa o seu proceder e torna-te sábio”).

·        Provérbios 21;25: (“o desejo do preguiçoso causa sua morte, porque suas mãos recusam o trabalho”).

6-    Soberba: 

também conhecida como vaidade, está relacionada ao sentimento de superioridade. É o orgulho em excesso, o narcisismo.

A soberba pode ser definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos. O oposto da soberba é a humildade.

Para os católicos, a soberba é o principal pecado ou a raiz de todos os pecados, já que ela faz parte do pecado original, descrito no Gênesis.

Deus proibiu que Adão e Eva provassem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas o demônio, em forma de serpente, tentou os dois, dizendo que, se provassem do fruto, seriam semelhantes a Deus, conhecedores do bem e do mal. Querendo se tornar independentes do Senhor, Adão e Eva cometeram o pecado da desobediência e da soberba.

Uma das passagens bíblicas que faz referência ao pecado da soberba é esta:

·        Provérbios 16:5: (“abominação para Iahweh: todo coração altivo; certamente não ficará impune”).

7-    Avareza

A avareza, também chamada de ganância, é apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro. A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e faz de tudo para ter sempre mais. A avareza é o oposto da generosidade.

Há muitas passagens na Bíblia que fazem alusão à avareza. Uma delas está na Primeira Epístola a Timóteo, redigida pelo Apóstolo Paulo:

·                   Timoteo 6;9,10: (“ora os que querem se enriquecer caem em tentação e cilada e em muitos desejos insensatos e perniciosos, que mergulham os homens na ruína e perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si mesmo se afligem com múltiplos tormentos”).

A origem dos pecados capitais

A origem dos sete pecados está numa lista escrita pelo monge cristão Evágrio Pôntico (345-399 d.C.) a fim de enumerar os principais maus pensamentos que atrapalham uma rotina de práticas religiosas. Em vez de sete, essa lista era composta por oito pecados. Além dos atualmente conhecidos, havia a tristeza. Não havia a inveja, mas a vanglória (vaidade).

Mais tarde, essa lista foi traduzida para o latim, reescrita pelo Papa Gregório I (540-604 d.C.). Ele excluiu a preguiça, adicionou a inveja e elegeu a soberba como o pecado principal.

No século XIII, o frei Tomás de Aquino (1225-1274) recuperou a lista, incluindo novamente a preguiça no lugar da tristeza. Os 7 pecados tais como conhecemos hoje remontam à lista de Tomás de Aquino.

Assim, fica claro que apesar de estarem relacionados à temática bíblica, os 7 pecados capitais não são assim denominados nem listados na Bíblia. Foram criados tardiamente pela Igreja Católica e assimilados por muitos cristãos.

Mas qual seria a explicação religiosa para a origem dos pecados na vida das pessoas? Em Marcos 7:21-23, há uma passagem que lança luz sobre essa questão:

·        com efeito, é de dentro do coração dos homens que saem as intenções malignas: prostituições, roubos, assassínios, adultério, ambições desmedidas, maldades, malicias, devassidão, inveja, difamação, arrogância, insensatez. Todas essas coisas más saem de dentro do homem e o torna impuro.

FONTE:

Significados

Bíblia de Jerusalém

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