Estamos postando novamente por decisão do grupo de estudos
1-   
A INVEJA
 
A
inveja é um grande inimigo, que necessitas combater no teu mundo íntimo. Ela se insinua, cruel, nas telas mentais e
desequilibra a emoção. Torna-se fiscal impiedosa e capataz insensível. Arma
ciladas, vinga-se pelo pensamento, através da palavra e da ação, persegue
implacavelmente. Incontáveis crimes se originam na inveja, fora aqueles que não
chegam a consumar-se. A inveja é inferioridade que tem de ser corrigida e
transformada em camaradagem e satisfação. _
é a tristeza
pelo bem de outra pessoa. O invejoso é aquele que se sente mal
pelas conquistas alheias, incapaz de ficar feliz pelos outros, como se a
vitória alheia representasse uma perda pessoal. O oposto da inveja é a
caridade, o desapego e a generosidade.
·       
Há muitas passagens na Bíblia sobre a inveja, uma
das mais importantes aquelas em que é narrado o primeiro homicídio (Gênesis 4).
No Antigo Testamento, lemos que Caim matou seu próprio irmão porque Deus havia
apreciado mais os sacrifícios feitos por Abel. Portanto, de acordo com a
Bíblia, o vício que está por trás do primeiro homicídio é a inveja.
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Em Pedro 2:1, há uma advertência sobre a inveja: (”
portanto rejeitando, toda maldade, toda mentira, todas as formas de hipocrisia
e de inveja e toda maledicência...”)
2-   
Ira, 
raiva ou fúria é uma manifestação
intensa de indignação que     
pode levar a
agressões verbais ou físicas. O oposto da ira é
a paciência; ira humana é um dos pecados capitais, e há muitas passagens   
bíblicas que abordam
o vício da pessoa irritadiça, iracunda ou violenta. É o que se vê, por exemplo,
em Provérbios 15:18: (“o homem colérico atiça a querela; o homem paciente
acalma a rixa”)
·       
Em Salmos 37:8, leem-se conselhos importantes
direcionados à pessoa irritadiça: (“deixa a ira, abandona o furor, não te
irrites: só farias o mal”).
·       
Mas muito se fala também da ira divina. Para os
cristãos, ela é a reação legítima de Deus contra o pecado, mas maior que a Sua
ira é o Seu amor, que perdoa aqueles que se arrependem.
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Exemplo em Romanos 1;18 (“manifesta-se, com efeito,
a ira de Deus, do alto do céu, contra toda impiedade e injustiça dos homens que
mantem a verdade prisioneira da injustiça
      3 - A
luxúria 
é o pecado associado aos desejos sexuais. Para os católicos,  
           a luxúria tem a ver com o abuso do
sexo ou a busca excessiva do    
           prazer sexual. O oposto da luxúria é
a castidade.
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Das passagens bíblicas que tratam
desse pecado, uma das 
      mais
incisivas é a que está em Gálatas 5:19: (“ora, as obras da 
      carne
são manifestas formicação, impurezas, libertinagem. 
      Idolatria, feitiçaria, ódio, rixas ciúmes.
Ira discussões, discórdia, 
     divisões. Invejas, bebedeiras, orgias e coisas
semelhantes a 
     estas,
a respeito das quais eu vos previno, como já vos preveni: 
     os que
praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus”).
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Em Colossenses 3:5-6, há outra
referência ao pecado da luxúria: (“mortificai, pois, vossos membros terrenos,
fornicação, impureza, paixão, desejos maus, e a cupidez, que é idolatria. essas
coisas provocam a ira de deus sobre os desobedientes”).
4-   
Gula
A guia é o pecado
associado ao desejo de comer e beber de maneira exagerada,
para além das necessidades. Esse é um pecado que tem a ver com a perda de
controle em relação ao próprio corpo. O oposto da gula é a moderação.
Quase todos os
pecados estão relacionados à falta de moderação. No caso da gula, trata-se do consumo
em excesso de comida e bebida, ao qual se atribuem males físicos e espirituais,
já que a gula pode levar a outros pecados, como a preguiça. O pecado da gula é
uma manifestação da busca da felicidade em coisas materiais.
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Em Provérbios 23:20-21, há um conselho aos que
querem se manter distantes da tentação da gula: (“não estejas entre bebedores
de vinho, nem entre comedores de carne, pois bebedor e glutão empobrecem e o
sono veste oi homem com trapos”).
5-   
Preguiça
A
preguiça é a falta de vontade ou interesse em atividades que exigem algum
esforço, seja físico ou intelectual. A preguiça pode ser
definida como a falta de ação, a ausência de ânimo para o trabalho e outras
tarefas do nosso dia a dia. O oposto da preguiça é o esforço, a força de
vontade, a ação.
Para
os adeptos do catolicismo, o pecado da preguiça tem a ver com a recusa
voluntária ao dever do trabalho (da busca do pão de cada dia), mas também se
relaciona com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.
·       
Dentre as passagens bíblicas em que se faz
referência a esse pecado, destacam-se as seguintes:
Dentre as passagens
bíblicas em que se faz referência a esse pecado, destacam-se as seguintes:
Provérbios 13;4 (“o
preguiçoso espera, e nada tem para sua fome; a fome dos diligentes é saciada”)
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Provérbios 6,6;( “anda, preguiçoso, olha a formiga;
observa o seu proceder e torna-te sábio”).
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Provérbios 21;25: (“o desejo do preguiçoso causa sua
morte, porque suas mãos recusam o trabalho”).
6-    Soberba: 
também conhecida como vaidade, está relacionada ao sentimento de
superioridade. É o orgulho em excesso, o narcisismo.
A soberba pode ser
definida como orgulho excessivo. É a tendência de se considerar
melhor do que as outras pessoas. A soberba é o pecado da pessoa extremamente
vaidosa, que pensa e age como se estivesse acima de tudo e de todos. O oposto
da soberba é a humildade.
Para os católicos, a
soberba é o principal pecado ou a raiz de todos os pecados, já que ela faz
parte do pecado original, descrito no Gênesis.
Deus proibiu que
Adão e Eva provassem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas o
demônio, em forma de serpente, tentou os dois, dizendo que, se provassem do
fruto, seriam semelhantes a Deus, conhecedores do bem e do mal. Querendo se
tornar independentes do Senhor, Adão e Eva cometeram o pecado da desobediência
e da soberba.
Uma das passagens
bíblicas que faz referência ao pecado da soberba é esta:
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Provérbios 16:5: (“abominação para Iahweh: todo
coração altivo; certamente não ficará impune”).
7-   
Avareza
A avareza, também
chamada de ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro.
A pessoa avarenta é mesquinha, isto é, não gosta de compartilhar o que tem e
faz de tudo para ter sempre mais. A avareza é o oposto da generosidade.
Há muitas passagens
na Bíblia que fazem alusão à avareza. Uma delas está na Primeira Epístola a
Timóteo, redigida pelo Apóstolo Paulo:
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Timoteo 6;9,10: (“ora os que querem se enriquecer
caem em tentação e cilada e em muitos desejos insensatos e perniciosos, que
mergulham os homens na ruína e perdição. Porque a raiz de todos os males é o
amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si
mesmo se afligem com múltiplos tormentos”).
A origem dos pecados capitais
A origem dos sete pecados está numa lista escrita pelo monge
cristão Evágrio Pôntico (345-399 d.C.) a fim de enumerar os principais maus
pensamentos que atrapalham uma rotina de práticas religiosas. Em vez de sete,
essa lista era composta por oito pecados. Além dos atualmente conhecidos, havia
a tristeza. Não havia a inveja, mas a vanglória (vaidade).
Mais tarde, essa lista foi traduzida para o latim, reescrita
pelo Papa Gregório I (540-604 d.C.). Ele excluiu a preguiça, adicionou a inveja
e elegeu a soberba como o pecado principal.
No século XIII, o frei Tomás de Aquino (1225-1274) recuperou a
lista, incluindo novamente a preguiça no lugar da tristeza. Os 7 pecados tais
como conhecemos hoje remontam à lista de Tomás de Aquino.
Assim, fica claro que apesar de estarem relacionados à temática
bíblica, os 7 pecados capitais não são assim denominados nem listados na
Bíblia. Foram criados tardiamente pela Igreja Católica e assimilados por muitos
cristãos.
Mas qual seria a explicação religiosa para a origem dos pecados
na vida das pessoas? Em Marcos 7:21-23, há uma passagem que lança luz sobre
essa questão:
·       
com efeito, é de dentro do
coração dos homens que saem as intenções malignas: prostituições, roubos,
assassínios, adultério, ambições desmedidas, maldades, malicias, devassidão,
inveja, difamação, arrogância, insensatez. Todas essas coisas más saem de
dentro do homem e o torna impuro.
FONTE:
Significados
Bíblia de Jerusalém
 
 
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