quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

UMBANDA – CANDOMBLÉ

 

UMBANDA – CANDOMBLÉ

 

Diferentemente das três grandes religiões monoteístas ocidentais (o cristianismo, o judaísmo e o islamismo), a umbanda e o candomblé não possuem uma tradição escrita marcada por um livro sagrado, como a bíblia, a torá e o corão. As religiões retratadas neste artigo possuem uma origem comum, nos ritos africanos, e uma tradição marcada essencialmente pela oralidade e, no caso do candomblé, pelo aprendizado religioso direto por meio da prática cotidiana da religião no terreiro (local onde são realizados os rituais religiosos tanto da umbanda quanto do candomblé).

cruel escravização de povos africanos em terras brasileiras ocasionou a mistura de povos e culturas diferentes. Em nosso país, fundiram-se a cultura, o sangue e os costumes de povos nativos (indígenas), africanos e europeus. Os africanos trouxeram consigo a prática de cultos religiosos comuns em todo o território africano destinados à gratidão e aos pedidos aos orixás.

O candomblé é mais antigo e está muito mais próximo dos ritos africanos, pois é uma junção mais pura e direta dos diversos cultos africanos trazidos pelos negros escravizados. Estima-se que surgiu na Bahia e espalhou-se, primeiramente, por terras nordestinas. Os rituais do candomblé são muito mais parecidos com os rituais africanos, com batuques, danças e oferendas. Como advém de povos diferentes, essa religião não é praticada de maneira única e possui, ao menos, quatro denominações diferentes:

Nos rituais do candomblé, são feitas oferendas (geralmente comidas típicas) para agradar aos orixás, acompanhadas de batuques e dança. As batucadas e os cantos que acompanham a música variam de acordo com a origem da denominação em prática no terreiro. Os ketus, por exemplo, têm cantos entoados em yorubá (língua dos povos daquela etnia), enquanto os bantus (angolanos) entoam cânticos em bantu bacongo.

No candomblé, não é comum a prática de incorporação ou da 

mediunidade.

Os rituais em terreiros são espécies de festas em oferta, com comida farta, música e dança, o que na crença dessa religião atrai os espíritos ancestrais e os orixás. As pessoas presentes nesses rituais, quando iniciadas na religião, entram em uma espécie de transe e dançam de acordo com os seus orixás de cabeça (o orixá que guia a vida de cada pessoa). O sacerdócio nos terreiros de candomblé é exercido pelo Babalorixá (caso seja um homem) ou pela Yalorixá (caso seja uma mulher). Ao contrário da umbanda, os cultos dessa religião não utilizam drogas, como tabaco e álcool.

A mitologia africana aponta, além dos orixás, a existência de um deus soberano, chamado de Olódùmarè. Quanto aos orixás cultuados, a quantidade varia de acordo com o tipo de candomblé. Em geral, há em torno de dezesseis ou vinte orixás, cada um com sua qualidade e especificidade. Os candomblecistas acreditam na imortalidade da alma e na reencarnação.

Já a Umbanda, Conta a história que Zélio Fernandino começou a apresentar um comportamento estranho, no qual parecia imitar um velho dizendo palavras ininteligíveis. Preocupados com o jovem, seus familiares levaram-no ao médico, que recomendou a visita a um padre. A família, porém, levou-o a um centro espírita, onde foi detectada a incorporação de um espírito que se autodenominava o Caboclo das Sete Encruzilhadas. A partir daí o espírito começou a dar instruções sobre o que deveria ser feito, dando início à prática da umbanda.

Por ser uma religião sincrética, a umbanda acredita na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè), mantém uma relação de crença em relação aos orixás, porém diferente da crença candomblecista. Acredita na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de cultuar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas

 A umbanda é Crença que surgiu no Brasil em 1908

Umbanda é uma religião que surgiu no Brasil no dia 15 de novembro de 1908. O anunciador desse credo foi o médium Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975). Essa religião abrange aspectos do candomblé, espiritismo e catolicismo. Além disso, é considerada como patrimônio imaterial do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), desde 2016.

Aspectos da religião

A etimologia da palavra Umbanda é atribuída a língua quimbunda de Angola. O termo corresponde a "magia" ou “a arte de curar”. A palavra também foi remetida em outro sentindo após o I Congresso Brasileiro de Espiritismo de Umbanda, realizado em 1941, como “aum” e “bhanda”, nos quais correspondem ao “limite no ilimitado”.

A Umbanda é uma religião na qual agrega aspetos de várias outras crenças como religiões de matriz africana, catolicismo e espiritismo, entre outras. Apresenta também várias vertentes, como por exemplo. 

• tradicional

• mista

• esotérica

• astrológica

• sagrada

Os princípios, no entanto, de cada vertente da Umbanda são os mesmos, ou seja: fé em orixás, a reencarnação, imortalidade da alma, fé em espíritos, crença em antepassados e fé em um deus denominado de Olorum.

A história dessa religião teve início através do médium chamado Zélio Fernandino de Moraes. Na época ele tinha 17 anos e estava preparando-se para ingressar na Marinha do Brasil. De acordo com a história, Zélio havia sofrido uma paralisia, na qual os médicos não puderam ajudá-lo. Após isso, o médium teria incorporado o espírito denominado de Caboclo das Sete Encruzilhadas que teria anunciado a criação da Umbanda. 

Dirigiu-se a Federação Espírita de Niterói, que enviou membros a sua casa para observar os fenômenos, mas erradamente não considerou Espiritismo o que levou Zélio a criar em sua própria casa a primeira tenda de Umbanda do Brasil.

A primeira tenda umbandista criada foi a Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade. Ela foi criada no dia 16 de novembro de 1908 em Neves, distrito de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Em 1918, por ordem do Caboclo das Sete Encruzilhadas Zélio fundou outras sete tendas. São elas:

• Tenda Nossa Senhora da Guia;

• Tenda Nossa Senhora da Conceição;

• Tenda Santa Bárbara;

• Tenda São Pedro;

• Tenda Oxalá;

• Tenda São Jorge;

• Tenda São Jerônimo. 

A Umbanda, assim como outras religiões, possui vários ritos. Estes correspondem à pratica de ações constantes que podem incluir símbolos, gestos, ações, palavras, entre outros aspectos. A lista abaixo apresenta alguns exemplos. 

• Oferenda: essa ação diz respeito ao ato de dispor comida ou ainda objetos para fins específicos como agradecimentos aos guias ou orixás, chamados despachos, mas pejorativamente apelidado de “macumba”. Geralmente as oferendas são colocadas em terreiros ou em locais públicos;

• Passe: corresponde a um ritual religioso no qual é denominado também de “imposição de mãos”. Essa ação também é utilizada no espiritismo. 

• Batismo: essa ação é realizada por um líder da Umbanda geralmente pelo Bablorixá ou a Yalorixá;

•. Giras: essa prática corresponde às sessões nas quais se reúnem os espíritos de diferentes categorias; esses encontros podem ser de treinamento, festivos ou de trabalho;

• Defumação ou fumagem: os membros dessa crença realizam essa prática que consiste no ato de purificar o ambiente da negatividade, através do aroma, geralmente com incensos. 

• Pontos cantados: essa ação equivale ao ato de louvar como forma de agradecer ou invocar os espíritos; 

• Pontos riscados: correspondem aos desenhos (ou diagramas) rabiscados no chão. Esses desenhos podem ser, por exemplo: pontos cardeais, retas, ângulos, símbolos geométricos, dentre outros;

•. Descarrego: os adeptos dessa crença costumam realizar esse ato que correspondem à ação de purificar-se da negatividade. Geralmente, o descarrego pode ser feito com o banho de ervas especiais ou por rituais e equivale no Espiritismo a desobsessão

Os pilares da umbanda é: o amor, a caridade e a humildade. Os umbandistas acreditam em um único Deus (OLORUM) que é o criador de tudo e de todos, além disso reverenciam entidades superiores (ORIXÁS), sendo que o principal é Jesus (OXALÁ).

Apenas trocam os nomes o que leva a Umbanda a ser o Espiritismo empírico, ou seja, sem conhecimentos e sem estudo.

A umbanda considera que o universo é habitado por guias espirituais, os umbandistas entram em contato com homens com intermédio dos chamados "médium", que incorpora os guias espirituais.

Os guias espirituais umbandistas são representados por figuras como o caboclo, o preto-velho e a pomba-gira, durante as seções de consultas espirituais.

Na umbanda, existem diferentes variações das ramificações existentes (suas crenças), os Orixás são cultuados como divindades de um plano astral superior, que na terra representam às forças da natureza, muitas vezes eles acreditam a força da natureza como o próprio Orixá.

Oxum - é o orixá das águas doces;

Iemanjá - é o orixá das águas salgadas;

Iansã - é o orixá dos ventos, chuvas fortes e os relâmpagos;

Xangô - é o orixá das forças das pedreiras;

Oxóssi - é o orixá da energia das matas;

Ogum - é o orixá dos metais.

Mas não vamos confundir Umbanda com Candomblé

No Candomblé e na Umbanda, apesar de suas semelhanças, apresentam muitas diferenças entre si; como origem; relação com os orixás; rituais; fenômeno da incorporação, entre outros.

O Candomblé veio da África, trazido ao Brasil por meio dos negros africanos escravizados. Aqui, sofreu adaptações e é considerada uma religião afro-brasileira.

Já a Umbanda é uma religião propriamente brasileira e seus fundamentos foram revelados por Zélio Fernandino de Moraes. A Umbanda é marcada pelo forte sincretismo entre catolicismo, espiritismo e religiões afro-brasileiras.

No Candomblé a Crença segue as leis da natureza. Suas divindades são os orixás, que teriam o papel de cuidar e equilibrar nossas energias.

Na Umbanda a crença segue as leis da natureza e do plano espiritual, além dos princípios da fraternidade e da caridade.

O candomblé Vê os orixás como ancestrais divinos, que são os deuses da natureza e representantes de um deus criador e único.

A Umbanda Vê os orixás como espíritos ancestrais e a manifestação do deus único.

No Candomblé Os espíritos que se manifestam na terra são os Egun, almas que foram iniciadas ou não nesta religião.

Na Umbanda os espíritos que aparecem durante os trabalhos são de pessoas que voltam para a terra para praticarem a caridade

No candomblé a assistência é feita por meio da consulta com búzios.

Na Umbanda é Feita por meio do passe, uma espécie de bênção e limpeza espiritual. Ocorre por meio da conversa com espíritos, que é feita pelo intermédio de um médium incorporado.

No candomblé mais ortodoxo, não há prática de incorporação e mediunidade. As entidades apenas oferecem energia e a comunicação é feita por meio dos búzios.

Na Umbanda é Feita corretamente por meio de médiuns.

No candomblé o abate de animais. Ocorre durante as festas dos orixás.

Na Umbanda não há abate de animais.

O que é macumba?

Apesar de o termo ser usado erroneamente por muitas pessoas, macumba é o nome de uma árvore e de um instrumento musical de percussão utilizado em religiões afro-brasileiras. Deste modo, macumbeiro é o indivíduo que toca tal instrumento.

No Brasil, a palavra "macumba" designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o "ebó" ou "padê". Já na Umbanda seria "despacho".

CONCLUSÕES

A umbanda e o candomblé não são religiões puramente africanas, mas de matriz africana e fundadas no Brasil. Apesar de uma raiz em comum, o candomblé está mais próximo dos cultos africanos, por ter sido mais preservado, não se misturando tanto com outras religiões.

Nos ritos do candomblé, são celebradas as energias trazidas pelos orixás, que provocam um efeito de transe nos adeptos dessa religião, que dançam em meio a cantos, batuques e comida oferecida aos orixás.

Já a umbanda misturou, de maneira mais visível, catolicismo, espiritismo e candomblé, fundando uma doutrina baseada em ideais dessas três religiões distintas. Por ter sido mais difundida, a umbanda consolidou-se melhor enquanto doutrina e instituição religiosa, o que a fortaleceu no Brasil.


Fonte:

educamaisbrasil.com.br/enem/religiao/umbanda

Francisco Porfírio

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