terça-feira, 4 de agosto de 2020

CORPO MENTE ALMA CORAÇÃO

CORPO MENTE ALMA CORAÇÃO

Vamos penetrar, agora, numa especificação maior, observando o emprego da palavra soma (corpo), em seu complexo carne-sangue, já que, em vários passos, não o termo sárx É usado em lugar de soma, como também o adjetivo sarkikós (ou sarkínos) se refere, como parte externa visível, a toda a personagem, ou seja, ao espírito encarnado e preso à matéria; e isto sobretudo naqueles que, por seu atraso, ainda acreditam que seu verdadeiro eu É o complexo fisco, já que nem percebem sua essência espiritual. Paulo, por exemplo, justifica-se de não escrever aos coríntios lições mais sublimes, porque não pode falar-lhes como a "espirituais" (pnenmatikoí, criaturas que, mesmo encarnadas, já vivem na individualidade), mas s como a carnais" (sarkínoi, que vivem s na personagem). Como a crianças em Cristo (isto É, como a principiantes no processo do conhecimento cristico), dando-lhes leite a beber, não comida, pois ainda não na podem suportar; "e nem agora o posso, acrescenta ele, pois ainda sois carnais" (1.“ Cor. 3:1-2). Dessa forma, todos os que se encontram na fase em que domina a personagem terrena são descritos por Paulo como não percebendo o Espírito: "os que são segundo a carne, pensam segundo a carne", em oposição aos "que são segundo o espírito, que pensam segundo o espírito". Logo a seguir define a "sabedoria da carne como morte, enquanto a sabedoria do Espírito É Vida e Paz" (Rom, 8:5-6). Essa distinção também foi afirmada por Jesus, quando disse que "o espírito está pronto (no sentido de "disposto), mas a carne É fraca" (Mat. 26:41; Marc. 14:38). Talvez por isso o autor da Carta aos Hebreus escreveu, ao lembrar-se quiçá desse episódio, que Jesus "nos dias de sua carne (quando encarnado), oferecendo preces e súplicas com grande clamor e lágrimas aquele que podia livrá-lo da morte, foi ouvido por causa de sua devoção e, não obstante ser Filho de Deus (o mais elevado grau do adaptado, cfr. vol. 1), aprendeu a obediência por meio das coisas que sofreu" (Heb, 5:7-8). Ora, sendo assim fraca e medrosa a personagem humana, sempre tendente para o mal como expoente típico do Antissistema, Paulo tem o cuidado de avisar que "não devemos submeter-nos aos desejos da carne", pois esta antagoniza o Espírito (isto É constitui seu adversário ou diábolos). Aconselha, então que não se fala o que ela deseja, e conforta os "que são do Espírito", assegurando-lhes que, embora vivam na personalidade, "não estão sob a lei" (Gal. 5:16-18). A razão É dada em outro passo: "O Senhor É Espírito: onde está o Espírito do Senhor, a há liberdade" (2. “Cor. 3:17). Segundo o autor da Carta aos Hebreus, esta foi uma das finalidades da encarnação de Jesus: livrar a personagem humana do medo da morte. E neste trecho confirma as palavras do Mestre a Nicodemos: "o que nasce de carne É carne" (João, 3:6), esclarecendo, ao mesmo tempo, no campo da psicobiologia, (o problema da hereditariedade: dos pais, os filhos s herdam a carne e o sangue (corpo fisco e duplo entérico), já que a psychê É herdeira do pneuma ("o que nasce de espírito, É espírito", João, ibidem). Escreve, então: "como os filhos têm a mesma natureza (kekoinônêken) na carne e no sangue, assim ele (Jesus) participou da carne e do sangue para que, por sua morte, destruísse o adversário (diábolos, a matéria), o qual possui o império da morte, a fim de libertá-las (as criaturas), já que durante toda a vida elas estavam sujeitas ao medo da morte" (Heb. 2:14). Ainda no setor da morte, Jesus confirma, mais uma vez, a oposição corpo-alma: "não temais os que matam o corpo: temei o que pode matar a alma (psychê) e o corpo (sôma)" (Mat. 10:28). Note-se, mais uma vez, a precisão (elegantia) vocabular de Jesus, que não fala em pneuma, que É indestrutível, mas em psychê, ou seja, o corpo astral sujeito a estragos e até morte. Interessante observar que alguns capítulos adiante, o mesmo evangelista (Mat. 27:52) usa o termo soma para designar o corpo astral ou perispírito: "e muitos corpos dos santos que dormiam, despertaram". Refere-se ao choque terrível da desencarnação de Jesus, que foi tão violento no plano astral, que despertou os desencarnados que se encontravam adormecidos e talvez ainda presos aos seus cadáveres, na hibernação dos que desencarnam despreparados. E como era natural, ao despertarem, dirigiram-se para suas casas, tendo sido percebidos pelos videntes. HÁ um texto de Paulo que nos deixa em suspenso, sem distinguirmos se ele se refere ao corpo fisco (carne) ou ao psíquico (astral): "conheço um homem em Cristo (uma individualidade já cristificada) que há catorze anos - se no corpo (en somai) não sei, se fora do corpo (ektòs sômatos) não sei: Deus

sabe foi raptado ao terceiro céu" (l Cor. 12:2- “sabeis que quando éreis gentios, éreis irresistivelmente arrastados para os ídolos mudos-alusão aos fenômenos violentos, desordenados, de certos cultos pagãos que eram considerados como sinal de sua autenticidade”).  uma confissão de Êxtase (ou talvez de "encontro"?), em que o próprio experimentador se declara inapto a distinguir se se tratava de um movimento puramente espiritual (fora do corpo), ou se tivera a participação do corpo psíquico (astral); nem pode verificar se todo o processo se realizou com pneuma e psychê dentro ou fora do corpo. Entretanto, de uma coisa ele tem certeza absoluta: a parte inferior do homem, a carne e o sangue, esses não participaram do processo. Essa certeza é tão forte, que ele pode ensinar taxativamente e sem titubeios, que o fisco denso e o duplo entérico não se unificam com a Centelha Divina, não "entram no reino dos céus, sendo esta uma faculdade apenas de pneuma, e, no máximo, de psychê. E ele o diz com Ênfase: "isto eu vos digo, irmãos, que a carne (sárx) e o sangue (haima) Não podem possuir o reino de Deus" (l Cor. 15:50-“digo-vos irmãos a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorruptbilidade.Eis que vos dou a conhecer um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados”). Note-se que essa afirmativa É uma negação violenta do "dogma" da ressurreição da carne.

ALMA Num plano mais elevado, vejamos o que nos diz o N.T. a respeito da psychê e da diánoia, isto É, da alma e do intelecto a esta inerente como um de seus aspectos. Como a carne é, na realidade dos fatos, incapaz de vontades e desejos, que provêm do intelecto, Paulo afirma que "outrora andávamos nos desejos de nossa carne", esclarecendo, porém, que fazíamos "a vontade da carne (sárx) e do intelecto (diánoia)" (Ef. 2:3). De fato, "o afastamento e a inimizade entre Espírito e corpo surgem por meio do intelecto" (Col. 1.21). A distinção entre intelecto (faculdade de refletir, existente na personagem) e mente (faculdade inerente ao coração, que cria os pensamentos) pode parecer sutil, mas já era feita na antiguidade, e Jeremias escreveu que YHWH "dá suas leis ao intelecto (diánoia), mas as escreve no coração" (Jer. 31:33- “porque esta é a aliança que concluirei com a casa de Israel depois desses dias, oráculo de Iahweh. Porei minha lei no fundo de meu ser e a escreverei em meu coração. Então serei seu deus e eles serão meu povo), citado certo em (Hb. 8:10- “eis a aliança pela qual ficarei unido ao povo de Israel, e depois daqueles dias diz o Senhor: porei minhas leis na sua mente e as inscreverei no seu coração e eu serei seu Deus e eles serão meu povo), e com os termos invertidos em Heb. 10:16). A bem se diversificam as funções: o intelecto recebe a dádiva, refletindo-a do coração, onde ela está gravada. Realmente a psychê corresponde ao corpo astral, sede das emoções. Embora alguns textos no N.T. atribuam emoções a kardía, Jesus deixou claro que s a psychê É atingível pelas angústias e aflições, asseverando: "minha alma (psychê) está perturbada" (Mat. 26:38; Marc. 14:34; João, 12:27). Jesus não fala em kardía nem em pneuma.

A MENTE Noús É a MENTE ESPIRITUAL, a individualizadora de pneuma, e parte integrante ou aspecto de kardía. E Paulo, ao salientar a necessidade de revestir-nos do Homem Novo (de passar a viver na individualidade) ordena que "nos renovemos no Espírito de nossa Mente" (Ef. 4:23-24), e não do intelecto, que é personalista e divisionário. E ao destacar a luta entre a individualidade e a personagem encarnada, sublinha que "vê outra lei em seus membros (corpo) que se opõem lei de sua mente (Noús), e o aprisiona na lei do erro que existe em seus membros" (Rom. 7:23-“mas percebo outra lei em meus membros, que peleja contra a lei da minha razão e que me acorrenta à lei do pecado que existe em meus membros). A mente espiritual, e s ela, pode entender a sabedoria do Cristo; e este não se dirige ao intelecto para obter a compreensão dos discípulos: "e então abriu-lhes a mente (Noús) para que compreendessem as Escrituras" (Luc.24:45-“então abriu-lhes a mente para que entendessem as escrituras). Até então, durante a viagem (bastante longa) ia conversando com os "discípulos de Emaús". falando-lhes ao intelecto e provando-lhes que o Filho do Homem tinha que sofrer; mas eles não O reconheceram. Mas quando lhes abriu a MENTE, imediatamente eles perceberam o Cristo. Essa mente é, sem dúvida, um aspecto de kardía. Isaias escreveu: "então (YHWH) chegou-lhes os olhos (intelecto) e ensurdeceu-lhes o coração, para que não vissem (intelectualmente) nem compreendessem com o coração" (Is. 6:9-“ele me disse; vai e dize a esse povo: podeis ouvir certamente, mas não entendereis; podeis ver certamente, mas não compreendereis); citado por (João 12:40-“cegou-lhes os olhos e ensurdeceu-lhes o coração, para que seus olhos não vejam, seu coração não compreenda e nãos e convertam e eu não os cure”).

O CORAÇÃO

Que o coração é a fonte dos pensamentos, nós o encontramos repetido em exaustão; por exemplo:(Mt. 12:34- “raça de víboras como podeis falar coisas boas se sois maus? porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio); (Mt15:18,19 – “mas o que sai da boca procede do coração e é isto que torna o homem impuro. Com efeito, é do coração que procedem más intenções, assassínios, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos e difamações), (Marc 7:18- “e ele disse-lhes: então nem vós tendes inteligência? Não entendeis que tudo que vem de fora, entrando no homem não pode torna-lo impuro; (Luc. 6:45- “o homem bom do bom tesouro do coração tira o que é bom, mas o mau, de seu mal”)

Tira o que é mau, porque a boca fala daquilo que está cheio o coração); etc. Ora, se o termo Coração exprime, límpida e indiscutivelmente, a fonte primeira do SER, o "quarto fechado" onde o "Pai vê no secreto" (Mat. 6:6-“tu porém quando orares entra no teu quarto e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está lá, no segredo; e teu Pai que vê no segredo te recompensará”) , logicamente se deduz que a reside a Centelha Divina, a Partícula de pneuma, o CRISTO (Filho Unigênito), que É UNO com o Pai, que também, consequentemente, a reside. E, portanto, a também está o Espírito-Santo, o Espírito-Amor, DEUS, de que nosso Eu É uma partícula não desprendida. Razão nos assiste, então, quando escrevemos que o "reino de Deus" ou "reino dos céus" ou "o céu", exprime exatamente o Coração; e entrar no reino dos céus É penetrar, É MERGULHAR (batismo) no mago de nosso próprio EU,  ser UM com o CRISTO, tal como o CRISTO É UM com o PAI ( João, 10.30-“eu e o Pai somos um; “pelo contexto essa afirmação visa em primeiro lugar ao poder comum de Jesus e do Pai”, mas os judeus entenderam que Jesus se referia a ser Deus e a igreja católica não perdeu tempo em inventar a santíssima trindade igualando Jesus a Deus”); (17:21,23-“ a fim de que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a gloria que me deste para que sejam um, como nós somos um”).

Sendo esta parte a mais importante para a nossa tese, podemos dividir em três seções:

a) Deus ou o Espirito Santo habitam DENTRO DE nós;

b) CRISTO, o Filho (UNO com o Pai) também está DENTRO de nós, constituindo NOSSA Essência PROFUNDA;

c) o local exato em que se encontra o Cristo É o Coração, e nossa meta, durante a encarnação, “É CRISTIFICAR-NOS”, alcançando a evolução cristico e unificando-nos com Ele.

 

a.     A expressão "dentro de" pode ser dada em grego pela preposição ENTOS que encontramos clara em (Luc.17:21- “não se poderá dizer. ’ei-lo aqui, ei-lo ali, pois eis que o reino de Deus está no meio de vós; também traduzido  como :”dentro de vós”), quando afirma que "o reino de Deus está DENTRO DE vós" (entòs humin); mas também a mesma ideia É expressa pela preposição EN (latim in, português em): se a Água está na (EM A) garrafa ou no (EM O) copo, É porque está DENTRO desses recipientes. Não pode haver dúvida. Recordem-se que já dissemos “o Logos se fez carne e fez sua residência DENTRO DE Nós" (João, 1:14-“e o verbo se fez carne –(a carne designa a humanidade em sua condição de fraqueza e de mortalidade)e habitou entre nós e nós vimos a sua gloria, gloria que Ele tem junto ao Pai como filho único”). Paulo É categórico em suas afirmativas: "Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito Santo habita dentro de vós" (1 Cor. 3:16 – “não sabeis que sois templo de Deus e que o espirito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo e esse templo sois vós”). Οΰи οίδατε ότι ναός θεοϋ έστε иαί τό πνεϋα τοϋ θεοϋ έν ϋϊν οίиεί; E mais: "E não sabeis que vosso corpo É o templo do Espírito Santo que está dentro de vós, o qual recebestes de Deus, e não pertenceis a vós mesmos? Na verdade, fostes comprados por alto preço. Glorificai e TRAZEI DEUS EM VOSSO CORPO" (1Cor. 6:19-20- “ou não sabeis que o vosso corpo é templo do espirito santo que está em vós e que recebestes de Deus? E que, portanto, não pertenceis a vós mesmos? Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo”). Esse Espírito Santo, que É a Centelha do Espírito Universal, É, por isso mesmo, idêntico em todos: "há muitas operações, mas UM só Deus, que OPERA TUDO DENTRO DE TODAS AS COISAS; ... Todas essas coisas opera o único e mesmo Espírito; ... Então, em UM Espirito todos nós fomos MERGULHADOS em: UMA carne, judeus e gentios, livres ou escravos" (1Cor. 12:6, 11, 13-“diveros moídos de ação, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos”- “julgai por vós mesmos: será conveniente que a mulher ore a Deus sem estar coberta de véu?”). Καί διαιρέσεις ένεργηάτων είσιν, ό δέ αύτός θεός ό ένεργών τα πάντα έν πάσιν. ... Дάντα δέ ταύτα ένεργεί τό έν иαί τό αύτό πνεύα. ... Кαί γάρ έν ένί πνεύατι ήείς πάντες είς έν σώα έβαπτίσθηεν, είτε ̉Ιουδαίοι εϊτε έλληνες, είτε δούλοι, εϊτε έλεύθεροι. Mais ainda: "Então já não sois hóspedes e estrangeiros, mas sois concidadãos dos santos e familiares de Deus, super edificados sobre o fundamento dos Enviados e dos Profetas, sendo a própria pedra angular máxima Cristo Jesus: em Quem toda edificação cresce no templo santo no Senhor, no Qual também vós estais edificados como Habitação DE DEUS NO Espirito" (Ef. 2:19-22- “portanto já não sois estrangeiros nem adventícios, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus estais edificados sobre os fundamentos dos apóstolos e dos profetas do qual é Cristo Jesus a pedra angular. Nele bem articulado todo o edifício se ergue como santuário santo, no Senhor, e vós também sois co-edificados para serdes habitação de Deus no Espirito”). Αρα ούν ούиέτι έστε ζένοι иαί πάροιиοι, άλλά έστε συπολίται τών άγίων иαί οίиείοι τού θεού, έποιиοδοηθέντες έπί τώ θεελίω τών άποστόλων иαί προφητών, όντος άиρογωνιαίου αύτού Χριστόύ

Іησού, έν ώ πάσα οίиοδοή συναρολογουένη αύζει είς ναόν άγιον έν иυρίώ, έν ώ иαί ύείς συνοιиοδοείσθε είς иατοιиητήεριον τού θεού έν πνεατι. Se Deus habita DENTRO do homem e das coisas quem os despreza, despreza a Deus: "quem despreza estas coisas, não despreza homens, mas a Deus, que também deu seu Espírito Santo em vos" (1Tess.4:8-“agora estamos reanimados, porque estais firme no Senhor”). Тοιγαρούν ό άθετών ούи άνθρωπον άθετεί, άλλά τόν θεόν τόν иαί διδόντα τό πνεύα αύτού τό άγιον είς ύάς. E a consciência dessa realidade era soberana em Paulo: "Guardei o bom deposito, pelo Espirito Santo que habita DENTRO DE Nós" (2Tim. 1:14- “guarda o bom deposito por meio do espirito santo que habita em nós).  Тήν иαλήν παραθήиην φύλαζον διά πνεύατος άγίου τού ένοιиούντος έν ήϊν. João dá seu testemunho: "Ninguém jamais viu Deus. Se nos amarmos reciprocamente, Deus permanecerá DENTRO DE Nós, e o Amor Dele, dentro de nós, será perfeito (ou completo). Nisto sabemos que permaneceremos Nele e Ele em nós, porque deu SEU Espírito deu a nós" (1Jo. 4:12-13- “para aperfeiçoar os santos em vista do seu ministério, para a edificação do corpo de Cristo até que alcancemos todos nós a unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus, o estado de homem perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo”). θεόν ούδείς πώποτε τεθέαται:έάν άγαπώεν άλλήλους, ό θεός έν ήϊν ένει, иαί ή άγάπη αύτοϋ τετελειωένη έν ήϊν έστιν. Εν τουτω γινώσиοεν ότι έν αύτώ ένοεν иαί αύτός έν ήϊν, ότι έи τοϋ πνεύατος αύτοϋ δέδώиεν ήϊν.

b.     Vejamos agora os textos que especificam melhor ser o CRISTO (Filho) que, dentro de nós. constitui a essência profunda de nosso ser. não é mais uma indicação de que temos a divindade em nós, mas um ensino concreto de que somos uma partícula da divindade. escreve Paulo: "não sabeis que cristo (jesus) está dentro de vós"? (2Cor.13:5- “examinai-vos a vós mesmos e vede se estais na fé; provai-os. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? A menos que nãos sejais aprovados no exame). E, passando aquela teoria belíssima de que formamos todos um corpo só, cuja cabeça É Cristo, ensina Paulo: "Vós sois o corpo de Cristo, e membros de seus membros" (l.Cor.12:27-“ora vós sois o corpo de Cristo e sois os seus membros, cada um por sua parte”). Esse mesmo Cristo precisa manifestar-se em nós, através de nós: "vossa vida está escondida com cristo em deus; quando cristo se manifestar, vós também vos manifestareis em substância" (Col. 3:3-4). E logo adiante insiste: "Despojai-vos do velho homem com seus atos (das personagens terrenas com seus divisionismos egoístas) e vesti o novo, aquele que se renova no conhecimento, segundo a imagem de Quem o criou, onde (na individualidade) não há gentio nem judeu, circuncidado ou incircunciso, bárbaro ou cita, escravo ou livre, mas tudo e em todos, cristo" (Col. 3:9-11-“não mintais uns aos outros. Vós vos desvestistes do homem velho com as suas práticas e vos revestistes do novo que se renova para o conhecimento segundo a imagem do seu criador “o homem criado a imagem e semelhança d Deus perdeu-se procurando o conhecimento do bem e do mal fora d vontade divina- ai não há mais grego ou judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tu em todos”). A personagem É mortal, vivendo a alma por efeito do Espírito vivificante que nela existe: "Como em Adão (personagem) todos morrem, assim em CRISTO (individualidade, Espírito vivificante) todos são vivificados" (1 Cor. 15:22-“pois assim como todos morrem em Adão, em Cristo todos receberão a vida”). A consciência de que Cristo vive nele, faz Paulo traçar linhas imorredouras: "ou procurais uma prova do CRISTO que fala DENTRO DE MIM? o qual (Cristo) DENTRO DE VS não É fraco" mas É poderoso DENTRO DE VS" (2.“ Cor. 13:3-“poius procurais uma prova de que é Cristo que fala em mim; ele que não é fraco em relação a vós, mostra, porém, o seu poder em vós”). E afirma com a Ênfase da certeza plena: "já não sou eu (a personagem de Paulo), mas CRISTO QUE VIVE EM MIM" (Gal. 2:20-0” já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”)). Por isso, pode garantir: "Nós temos a mente (Noús) de Cristo" (lCor.2:16- “pois quem conheceu o pensamento do Senhor para poder instrui-lo?). Essa convicção traz consequências fortíssimas para quem já vive na individualidade: "não sabeis que vossos CORPOS são membros de Cristo? Tomando, então, os membros de Cristo eu os tornarei corpo de meretriz? Absolutamente. Ou não sabeis que quem adere meretriz se torna UM CORPO com ela? Está dito: "e serão dois numa carne". Então - conclui Paulo com uma lógica irretorquível - quem adere a Deus É UM ESPÍRITO" com Deus (1 Cor. 6:15-17 – “não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei então os membros de Cristo para faze-los membros de uma prostituta? Por certo não! Não sabeis que aquele que se une a uma prostituta constitui com ela um só corpo? Pois está dito: serão dois em uma só carne. Ao contrario aquele que se une ao Senhor constitui com ele um só espirito”).

JÁ desde Paulo a união sexual É trazida como o melhor exemplo da unificação do Espírito com a Divindade. Decorrência natural de tudo isso É a instruam dada aos romanos: "vós não estais (não viveis) EM CARNE (na personagem), mas EM Espírito (na individualidade), se o Espírito de Deus habita DENTRO DE VÓS; se porém não tendes o Espírito de Cristo, não sois Dele. Se CRISTO (está) DENTRO DE VS, na verdade o corpo É morte por causa dos erros, mas o Espírito vive pela perfeição. Se o Espírito de Quem despertou Jesus dos mortos HABITA DENTRO DE VS, esse, que despertou Jesus dos mortos, vivificará também vossos corpos mortais, por causa do mesmo Espírito EM VÓS" (Rom. 9:9-11-“pous os termos da promessa são estes: por essa época voltarei e Sara terá um filho. E não é só! Também Rebeca que conceberá de um só, de Isaac nosso pai quando ainda não haviam nascido, e nada tinham feito de bem ou de mal a fim de que ficassem firme a liberdade da escolha de Deus”). E logo a seguir prossegue: "O próprio Espírito testifica ao nosso Espírito que somos filhos de Deus; se filhos, (somos) herdeiros: herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo" (Rom. 8:16-“o próprio espirito se une ao nosso espirito para testemunhar que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, pois sofremos com ele para com ele sermos glorificados”)

). Provém da a angústia de todos os que atingiram o Eu Interno para libertar-se: "também tendo em nós as primícias do Espírito, gememos dentro de nós, esperando a adoção de Filhos, a libertação de nosso corpo" (Rom. 8:23-“e não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do espirito, gememos interiormente, suspirando pela redenção do nosso corpo”).

c) Finalmente, estreitando o círculo dos esclarecimentos, verificamos que o Cristo, dentro de nós, reside NO CORA˙ˆO, onde constitui nosso EU Profundo.  ensinamento escriturístico. Ainda É Paulo que nos esclarece: "Porque sois filhos, Deus enviou o ESP˝RITO DE SEU FILHO, em vosso CORAÇÃO, clamando Abba,  Pai" (Gal. 4:6-“e porque sois filhos, enviou Deus aos nossos corações  Espírito dos eu filho que clama: Abba Pai!”). Compreendemos, então, que o Espírito Santo (Deus) que está em nós, refere-se exatamente ao Espírito do FILHO, ao CRISTO Cósmico, o Filho Unigênito. E ficamos sabendo que seu ponto de fixação em nós É o CORAÇÃO. Lembrando-se, talvez, da frase de Jeremias, acima-citada, Paulo escreveu aos coríntios: "vós sois a nossa carta, escrita em vossos CORAÇÕES, conhecida e lida por todos os homens, sendo manifesto que sois CARTA DE CRISTO, preparada por nós, e escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus Vivo; não em tábuas de pedra, mas nas tábuas dos CORAÇÕES CARNAIS" (2.“ Cor.3:2-3). Bastante explicito que realmente se trata dos corações carnais, onde reside o Átomo espiritual. Todavia, ainda mais claro É outro texto, em que se fala no mergulho de nosso eu pequeno, unificando-nos ao Grande EU, o CRISTO INTERNO residente no coração: "CRISTO HABITA, pela fé, no VOSSO CORA˙ˆO". E assegura com firmeza: "enraizados e fundamentados no AMOR, com todos os santos (os encarnados já espiritualizados na vivência da individualidade) se compreenderá a latitude, a longitude a sublimidade e a profundidade, conhecendo o que está acima do conhecimento, o AMOR DE CRISTO, para que se encham de toda a plenitude de Deus" (Ef. 3:17). Кατοιиήσαι τόν Χριστόν διά τής πίστεως έν ταϊς иαρδίαις ύών, έν άγάπη έρριζωένοι иαί τεθεελιωένοι, ϊνα έζισγύσητε иαταλαβέσθαι σύν πάσιν τοϊςάγίοιςτί τό πλάτος иαί ήиος иαί ύψος иαί βάθος, γνώσαι τε τήν ύπερβάλλουσαν τής γνώσεως άγάπην τοϋ Χριστοϋ, ίνα πληρωθήτε είς πάν τό πλήρωα τού θεοϋ. Quando se dá a unificação, o Espírito se infinitiza e penetra a Sabedoria Cósmica, compreendendo então a amplitude da localização universal do Cristo. Mas encontramos outro ensino de suma profundidade, quando Paulo nos adverte que temos que CRISTIFICAR-NOS, temos que tornar-nos Cristos, na unificação com Cristo. Para isso, teremos que fazer uma tradução lógica e sensata da frase, em que aparece o verbo CHRIO duas vezes: a primeira, no participo passado, Christós, o "Ungido", o "permeado da Divindade", particípio que foi transliterado em todas as línguas, com o sentido filosófico e místico de O CRISTO; e a segunda, logo a seguir, no presente do indicativo. Ora, parece de toda evidência que o sentido do verbo tem que ser O MESMO em ambos os empregos. Diz o texto original: ho dè bebaiôn hemãs syn humin eis Christon kaí chrísas hemãs theós (2 Cor. 1:21- “aquele que nos fortalece convosco em Cristo e nos dá a unção é Deus”). Ο δέ βεβαιών ήάς σύν ύίν είς Χριστόν иαί χρίσας ήάς θεός. Eis a tradução literal: "Deus, fortifica dor nosso e vosso, no Ungido, unge-nos.

E agora a tradução real: "Deus, fortificador nosso e vosso, em CRISTO, CRISTIFICA-NOS". Essa a chave para compreendermos nossa meta: a cristificarão total e absoluta.

Logo após escreve Paulo: "Ele também nos MARCA e nos dá, como penhor, o Espírito em NOSSOS Corações" (2 Cor. 1:22- “ aquele que nos fortalece convosco em Cristo e nos dá a unção é Deus, o qual nos marcou com um selo e pôs em nossos corações o penhor do Espírito”). Ο иαί σφραγισάενος ήάς иαί δούς τόν άρραβώνα τόν πνεύατος έν ταϊς иαρδϊαις ήών. Completando, enfim, o ensino - embora ministrado esparsamente - vem o texto mais forte e explicito, informando a finalidade da encarnação, para Todas AS CRIATURAS: "até que todos cheguemos à unidade da fé, ao conhecimento do Filho de Deus, ao Homem Perfeito, medida da evolução plena de Cristo" (Ef. 4:13-“ até que alcancemos todos nós a unidade da fé e do pleno conhecimento do filho de Deus o estado do homem perfeito, a medida da estatura da plenitude de Cristo”- “-não simplesmente o cristão chegado ao estado de perfeito, mas o homem perfeito num sentido coletivo; ou no próprio Cristo, “ o homem novo”, arquétipo de todos os regenerados, ou melhor ainda o Cristo total, cabeça e membros constituindo o seu corpo”). Мέρχι иαταντήσωεν οί πάντες είς τήν ένότητα τής πίστοως. иαί τής έπιγνώσεως τοϋ υίοϋ τοϋ θεοϋ, είς άνδρα τελειον, είς έτρον ήλιиίας τοϋ πληρώατος τοϋ Χριστοϋ. Por isso Paulo escreveu aos GÁlatas: " filhinhos, por quem outra vez sofro as dores de parto, até que Cristo SE FORME dentro de vós" (Gal. 4:19 –“meus filhos por quem sofro de novo as dores do parto até que Cristo seja formado em vós”) (Тεиνία ου, ούς πάλιν ώδίνω, έρχις ού ορφωθή Χριστός έν ύϊν). Agostinho (Tract. in Joanne, 21, 8) compreendeu bem isto ao escrever: "agradeçamos e alegremo-nos, porque nos tornamos não apenas cristãos, mas cristos", (Christus facti sumus); e Metodio de Olimpo ("Banquete das dez virgens", Patrol. Graeca, vol. 18, col. 150) escreveu: "a ekklêsía está grávida e em trabalho de parto até que o Cristo tome forma em nós, até que Cristo nasça em nós, a fim de que cada um dos santos (encarnados) por sua participação com o Cristo, se torne Cristo". Também Cirilo de Jerusalém ("Catechesis mystagogicae" 1.3.1 in Patr. Graeca vol. 33, col. 1.087) asseverou: "Após terdes mergulhado no Cristo e vos terdes revestido do Cristo, fostes colocados em pé de igualdade com o Filho de Deus ... pois que entrastes em comunhão com o Cristo, com razão tendes o nome de cristos, isto É, de ungidos". Todo o que se une ao Cristo, se torna um cristo, participando do Pneuma e da natureza divina (theías koinônoí physeôs) (2.“ Pe. 1:3), pois "Cristo É o Espírito" (2.“ Cor. 3:17) e quem Lhe está unido, tem em si o selo (sphrágis) de Cristo. Na homilia 24,2, sobre (1 Cor. 10:16- “o cálice de benção que abençoamos-isto é o cálice sobre o qual pronunciamos a benção, como Cristo por ocasião da última ceia- não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo-= não falamos do Cristo, mas de Cristo”), João Crisóstomo escreveu: "O pão que partimos não É uma comunhão (com+união, koinônía) ao corpo de Cristo? Porque não disse "participação" (metoché)? Porque quis revelar algo mais, e mostrar uma associação (synápheia) mais intima. Realmente, estamos unidos (koinônoúmen) não só pela participação (metéchein) e pela recepção (metalambánein), mas também pela Unificação (enousthai). Por isso justifica-se o fragmento de Aristóteles, supra citado, em Sinésio: os místicos devem não apenas aprender (mathein) mas experimentar" (pathein). Essa É a razão por que, desde os primeiros séculos do estabelecimento do povo israelita, YHWH, em sua sabedoria, fazia a distinção dos diversos "corpos" da criatura; e no primeiro mandamento revelado a Moisés dizia: " Amarás a Deus de todo o teu coração (kardía), de toda tua alma (psychê), de todo teu intelecto (diánoia), de todas as tuas forças (dynameis)"; kardía É a individualidade, psychê a personagem, dividida em diánoia (intelecto) e dynameis (veículos fiscos). Conforme (Lev. 19:18- “-não te vingaras e não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amaras o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Iahweh”); (Deut. 6:5-“portanto amará a Iahweh teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força”); (Mat. 22:37-“Ele respondeu: amaras ao Senhor teu Deus de todo o tu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espirito”); (Marc. 12:28-“...: louve ó Israel o senhor nosso Deus é o único Senhor e amaras o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo teu entendimento e com, toda a tua força”); (Luc. 10:27- “ele então respondeu: amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo”). A doutrina é uma só em todos os sistemas religiosos pregados pelos Mestres (Enviados e Profetas), embora com o tempo a imperfeição humana os deturpe, pois, a personagem É fundamentalmente divisionista e egoísta. Mas sempre chega a ocasião em que a Verdade se restabelece, e então verificamos que todas as revelações são idênticas entre si, em seu conteúdo básico.

FONTE:

C. TORRES PASTORINO

Metodio de Olimpo

Cirilo de Jerusalém

Bíblia de Jerusalém

 


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