segunda-feira, 31 de agosto de 2020

PRIMEIRA CARTA AOS CORINTIOS

 

PRIMEIRA CARTA AOS CORINTIOS

I Coríntios é uma carta de aconselhamento. Na ocasião em que Paulo encontrava-se em Éfeso, ele ouviu falar dos problemas da congregação cristã na cidade de Corinto, através de um membro da igreja coríntia, chamada Cloé e, por isso, passa várias instruções sobre diversos assuntos. Depois de tratar dos problemas da igreja que enfrentava dissensões e uma situação de desordem, Paulo passa a responder sobre as dúvidas dos cristãos daquela igreja.

Instruções acerca dos dons espirituais

Paulo passa algumas instruções sobre o uso dos dons espirituais, conhecidos no catolicismo como os carismas do Espírito Santo (mas na verdade mediunidade já comprovada pela ciência).

Paulo explica que os dons são dados por um único Deus para o cumprimento de sua obra na Terra, buscando situar a igreja como um só corpo e os cristãos como membros desse corpo. E, assim como no corpo humano cada parte tem uma função específica, o mesmo deve ser aplicado quanto às manifestações dos dons espirituais na Igreja (I Coríntios 12:12 –“Com efeito o corpo é um e, não obstante,, tem muitos membros, mas todos os membros do corpo,, apesar de serem muitos,, formam um só corpo. Assim também acontece com Cristo. ”).

Convém lembrar que Igreja é uma comunidade sem número definido de pessoas, que aceitaram a pregação de Paulo a respeito da Boa Nova e passaram a seguir os ensinamentos de Jesus.

Após uma pausa em que fala sobre a suprema excelência do amor, durante o capítulo 13, Paulo detém-se no uso dos dons de línguas e de profecias. Neste sentido, ele orienta que os cristãos devem procurar com zelo os dons espirituais, principalmente o de profetizar (mediunidade de psicofonia ou mesmo psicografia).

Embora muitos relacionem a profecia como uma previsão de acontecimentos futuros, o seu principal propósito no Novo Testamento bíblico, de acordo com a epístola, seria o de comunicar a mensagem de Deus às pessoas, dando esclarecimentos, advertências, correção e encorajamento:

Mas aquele que profetiza aos homens; edifica, exorta, consola. (I Coríntios 14:3)

A respeito do dom de falar em línguas, Paulo orienta as igrejas para que procurem manter uma disciplina durante o culto, ressaltando qual a finalidade dessa manifestação espiritual que seria a edificação pessoal do cristão em sua oração individual a Deus.

O poema sobre o amor

É no capítulo 13 da epístola que Paulo fala grandiosamente sobre o amor (em grego ágape) que, em algumas traduções, aparece com o vocábulo caridade:

Ainda que eu falasse língua, as dos homens e as  dos anjos; se eu não tivesse a caridade, seria como bronze que soa ou como címbalo que tine. Ainda que tivesse o dom da profecia,  o conhecimento de  todos os mistérios e de toda a ciência, e ainda que tivesse toda a , a ponto de transportar montanhas, e não tivesse a caridade, nada seria. Ainda que distribuísse todos os meus bens aos famintos; ainda que entregasse meu corpo as chamas, se não tivesse a caridade, isso nada me adiantaria. A Caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, nãos e irrita, não guarda rancor, não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais passará; quanto as profecias, desaparecerão; quando as línguas, cessarão; quanto a ciência, também desaparecerá; pois o nosso conhecimento, é limitado e limitada é a nossa profecia; mas quando viera perfeição, o que é limitado desaparecerá. Quando era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança, depois que me tornei homem, fiz desaparecer o que era próprio da criança. Agora vemos em espelho de maneira confusa, mas depois o veremos face a face; agora meu conhecimento é limitado, mas depois conhecerei como sou conhecido. Agora, portanto, permanecem  fé, esperança e caridade, essas três coisas; a maior delas, porém é a caridade.

Advertências contra a imoralidade sexual e orientações acerca do casamento

Na sua primeira epístola aos Coríntios, Paulo faz sérias advertências sobre o caso de incesto e a imoralidade entre eles e as relações sexuais ilícitas, determinando que fosse expulso da congregação um homem que havia abusado da mulher do seu pai (capítulo 5) e alertando que o homem que se une a uma prostituta torna-se uma só carne com ela.

Paulo situa o corpo do cristão como um membro de Jesus Cristo e o templo onde o Espírito Santo habita que virá a ser restaurado por Deus na ressurreição dos mortos. Assim, o apóstolo explica que o cristão não pode fazer o que bem entender com o seu corpo participando de relações sexuais contrárias aos mandamentos bíblicos porque o corpo do cristão passa a pertencer a Deus.

Após advertir duramente contra a imoralidade sexual na segunda parte do capítulo 6 da epístola (versos de 12 a 20), Paulo passa a falar no capítulo 7 dos deveres quanto ao casamento onde exalta a fidelidade conjugal entre o marido e a esposa. Fala daqueles fazem a sua opção por fica solteiro para se dedicarem mais às atividades que se diz respeito ao reino de Deus, porém recomenda que aqueles que não tenham a vocação para uma vida de santidade que se casassem. Também permite um novo matrimônio para as viúvas, considerando ser mais adequado as pessoas se casarem do que terem uma vida de imoralidade contrária aos propósitos divinos.

Muito interessante observar que, a respeito da união entre cristãos e incrédulos, Paulo orienta que tais matrimônios não devem ser desfeitos por causa das diferenças religiosas, dizendo que o esposo não convertido é santificado pela sua esposa e que o contrário também se aplica.

Esta epístola condena a prática do sexo dito não natural. Nos versos de 9 a 10 do capítulo 6, é utilizado a palavra sodomita, fazendo uma menção às práticas homossexuais das cidades de Sodoma e Gomorra que, de acordo com o livro de Gênesis, foram destruídas por Deus na época de Abraão, cujos habitantes não apenas tinham relações homossexuais, mas eram seres perversos.

Da mesma maneira, a epístola condena a prática feminina de falar na igreja, caracterizando a atitude como "vergonhosa". Nos versos 33 e 34 do capítulo 14, determina-se às mulheres que fiquem caladas na igreja e que, querendo aprender algo, perguntem em casa aos maridos.

A importância da celebração da Ceia

Preocupado com a maneira como as igrejas em Corinto estavam celebrando a Ceia cristã, Paulo alerta que tal momento deve ser de reflexão e cita as últimas palavras ditas por Jesus a seus discípulos antes de morrer na cruz.

Assim, o apóstolo orienta que os cristãos devem comemorar esta passagem de modo certo e disciplinado, condicionando que cada homem deve examinar-se a si mesmo e só então comer do pão e beber do cálice.

Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas por seus julgamentos, o Senhor nos corrige, para que não sejamos condenados com o mundo. (I Coríntios 11:31-32)

Sobre a ressurreição dos mortos

Outro tema muito importante que é abordado na epístola é a ressurreição dos mortos.

Paulo ensina que se não existisse a ressurreição dos cristãos, seria em vão tanto a fé quanto os trabalhos de pregação do Evangelho.

T6enhoi de que me gloriar em Cristo Jesus, pois não ousaria falar de coisas que o Cristo não tivesse realizado pela força de sinais e prodígios, na força do espirito de Deus: como, desde Jerusalém e arredores até a Ilíria eu levei a termo o anuncio do evangelho de Cristo, onde o nome de Cristo ainda não era conhecido. (I Coríntios 15:19)

Demonstrando que, assim como Cristo ressuscitou e vive para sempre, os mortos também deverão ressuscitar um dia, Paulo explica que, da mesma maneira como a morte afetou todos os homens por causa da desobediência de Adão, a ressurreição é alcançada por intermédio de Cristo.

Pois assim como todos morrem em Adão, em Cristo todos receberão a vida. (I Coríntios 15:22)

Deste modo, o corpo corruptível de cada membro da igreja será um dia transformado em um corpo celestial, semelhante ao de Cristo, que viverá e reinará eternamente com Jesus.

Assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente; o último Adão, tornou-se espirito que dá a vida. Primeiro foi feito não o que é espiritual, mas o que é psíquico; o que é espiritual vem depois. O primeiro homem tirado da térrea é terrestre. O segundo homem vem do céu. Tal foi o homem terrestre, tais são também os terrestres. Tal foi o homem celeste, tais serão os celestes. E assim como trouxemos a imagem do homem terrestre, assim também traremos a imagem do homem celeste(I Coríntios 15:45-49)

Concluindo todo o seu ensinamento, durante o capítulo 15 da epístola, Paulo então recomenda aos cristãos que fossem firmes e constantes em seus caminhos, cientes de que os trabalhos de evangelismo na obra divina não seriam em vão.

A efetiva primeira epístola de Paulo aos Coríntios não se encontra perdida, mas não foi aceita pelo cânonTeólogos a estudam mesmo assim.

Fonte:

Wikipédia

Bíblia de Jerusalém

 

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