O CORPO MENTAL
Se poucos são os autores espíritas que tratam
do duplo eterico, menor é a quantidade dos que se referem ao chamado corpo
mental, denominação dada pelo médico e pesquisador francês, Hyppolite
BARADUC, a uma estrutura que conseguira isolar, e depois fotografar informa seu
colega Antônio J. FREIRE:
"(...) O dr. Baraduc, de Paris,
que consagrou sua vida à fotografia do pensamento, tinha muitas e muitas vezes
obtido sobre a placa sensível a reprodução dum fenômeno particular, consistindo
num globo luminoso envolvendo o cérebro da pessoa fotografada. Visto a sua localização
constante e invariável julgou que este globo devia ter relação com o trabalho cerebral,
com a produção do pensamento e, daí, por uma espécie de Intuição presciente,
denominou-o corpo mental.
Outros pesquisadores da época teriam
conseguido distinguir mais elementos na área perispirítica. Por exemplo, L.
LEFRANC, em 1911, teria isolado o que denominou de corpo causal, uma
hipotética sede da vontade e da memória.
(Observe-se, entretanto, que entre os autores
credenciados, encarnados e desencarnados, raras são as referências ao tema.)
" Segundo
ANDRÉ LUIZ, em lição transmitida por Francisco Cândido XAVIER, "o corpo
espiritual retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação."
E o corpo mental seria "o envoltório
sutil da mente."
Trata-se, como se vê, não só de um tema muito
complexo, como bem pouco conhecido ainda. Atento a isso, é que o citado Autor
anota, no trabalho em que busca pincelar a respeito: "O corpo mental,
assinalado experimentalmente por diversos estudiosos, é o envoltório sutil da
mente, e que, por agora, não podemos definir com mais amplitude de
conceituação, além daquela com que tem sido apresentado pelos pesquisadores
encarnados, e isto por falta de terminologia adequada no dicionário terrestre."
Por ora, ao que parece, pelo pouco que,
efetivamente, se sabe a respeito, pode-se apenas estabelecer que o corpo mental
guardaria direta relação com a alma, fonte do pensamento, podendo
comparecer como uma espécie de estrutura vibratória diferenciada, no campo
perispiritual, sem uma forma definida propriamente.
Nessa direção, seria possível conjeturar que a
notável construção de ANDRÉ LUIZ, "envoltório sutil da mente", referir-se-ia,
de fato, a um campo específico a envolver a alma, matriz psíquica, resultado de
sua projeção
(Autores há que chegam a atribuir-lhe a forma ovoide).
Compreender-se-ia, então, que, realmente, o
campo mental, de certa forma, presidiria a formação do corpo espiritual,
pois, ao influxo da alma, expandir-se-ia em campo perispirítico - sem, contudo,
deixar de mostrar-se diferenciadamente, na estrutura perispiritual -,
irradiando vida e sustentação.
À medida que a alma evolui, quintessenciam-se,
obviamente, suas projeções, com o natural apuro do corpo mental e do corpo
perispirítico.
Poder-se-ia até estabelecer uma certa analogia
com o que ocorre com o Sol, cujo núcleo e zona próxima de irradiação escapam à
possibilidade de observação, sem a aparelhagem específica, mas que,
projetando-se, expandindo seus potenciais energéticos, origina a fotosfera, a
qual, de sua vez, forma a cromosfera e esta, a coroa solar e um vasto campo que
chega a abranger todo um sistema planetário! Percebe-se, assim, normalmente, só
a sua projeção, mas sabe-se que lá está ele, desde o centro, irradiando e
sustentando a vida em tudo que se encontra sob sua regência gravitacional.
Por sua complexidade e pelo pouco que se sabe
a respeito do tema, e considerando-se que KARDEC a ele não se referiu expressamente,
é natural
que surjam teses e interpretações diversas,
com relação à existência e significado do corpo mental.
Assim, por exemplo, o destacado escritor
espírita, Durval CIAMPONI, margeando a posição seguida por respeitáveis
pensadores da atualidade e
aqui valorizada (Teoria do Campo) estabelece
que "tanto o corpo mental como o corpo espiritual participam da natureza
do períspirito, como envoltórios do princípio inteligente", argumentando,
mais tarde, que "o corpo mental é a parte imperecível do períspirito, pois
acompanha o princípio inteligente qualquer que seja seu grau de evolução, desde
a criação simples e ignorante, até o nível dos puros; mas o corpo espiritual
é a parte perecível, porque o Espírito pode privar-se dele ao trocá-lo,
ainda que com a rapidez de um relâmpago, e porque sua substância é haurida do
meio ambiente, conforme a natureza do mundo em que vai viver."
FONTES:
Períspirito Zilmano Zilmmermann
Antonio J. FREIRE "Da Alma Humana
Francisco Cândido
XAVIER - Waldo VIEIRA ANDRÉ LUIZ,
Espírito.
"Evolução em Dois Mundos".
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