terça-feira, 20 de outubro de 2020

O CORPO MENTAL

 

O CORPO MENTAL

Se poucos são os autores espíritas que tratam do duplo eterico, menor é a quantidade dos que se referem ao chamado corpo mental, denominação dada pelo médico e pesquisador francês, Hyppolite BARADUC, a uma estrutura que conseguira isolar, e depois fotografar informa seu colega Antônio J. FREIRE:

"(...) O dr. Baraduc, de Paris, que consagrou sua vida à fotografia do pensamento, tinha muitas e muitas vezes obtido sobre a placa sensível a reprodução dum fenômeno particular, consistindo num globo luminoso envolvendo o cérebro da pessoa fotografada. Visto a sua localização constante e invariável julgou que este globo devia ter relação com o trabalho cerebral, com a produção do pensamento e, daí, por uma espécie de Intuição presciente, denominou-o corpo mental.

Outros pesquisadores da época teriam conseguido distinguir mais elementos na área perispirítica. Por exemplo, L. LEFRANC, em 1911, teria isolado o que denominou de corpo causal, uma hipotética sede da vontade e da memória.

(Observe-se, entretanto, que entre os autores credenciados, encarnados e desencarnados, raras são as referências ao tema.)

" Segundo ANDRÉ LUIZ, em lição transmitida por Francisco Cândido XAVIER, "o corpo espiritual retrata em si o corpo mental que lhe preside a formação."

E o corpo mental seria "o envoltório sutil da mente."

Trata-se, como se vê, não só de um tema muito complexo, como bem pouco conhecido ainda. Atento a isso, é que o citado Autor anota, no trabalho em que busca pincelar a respeito: "O corpo mental, assinalado experimentalmente por diversos estudiosos, é o envoltório sutil da mente, e que, por agora, não podemos definir com mais amplitude de conceituação, além daquela com que tem sido apresentado pelos pesquisadores encarnados, e isto por falta de terminologia adequada no dicionário terrestre."

Por ora, ao que parece, pelo pouco que, efetivamente, se sabe a respeito, pode-se apenas estabelecer que o corpo mental guardaria direta relação com a alma, fonte do pensamento, podendo comparecer como uma espécie de estrutura vibratória diferenciada, no campo perispiritual, sem uma forma definida propriamente.

Nessa direção, seria possível conjeturar que a notável construção de ANDRÉ LUIZ, "envoltório sutil da mente", referir-se-ia, de fato, a um campo específico a envolver a alma, matriz psíquica, resultado de sua projeção

(Autores há que chegam a atribuir-lhe a forma ovoide).

Compreender-se-ia, então, que, realmente, o campo mental, de certa forma, presidiria a formação do corpo espiritual, pois, ao influxo da alma, expandir-se-ia em campo perispirítico - sem, contudo, deixar de mostrar-se diferenciadamente, na estrutura perispiritual -, irradiando vida e sustentação.

À medida que a alma evolui, quintessenciam-se, obviamente, suas projeções, com o natural apuro do corpo mental e do corpo perispirítico.

Poder-se-ia até estabelecer uma certa analogia com o que ocorre com o Sol, cujo núcleo e zona próxima de irradiação escapam à possibilidade de observação, sem a aparelhagem específica, mas que, projetando-se, expandindo seus potenciais energéticos, origina a fotosfera, a qual, de sua vez, forma a cromosfera e esta, a coroa solar e um vasto campo que chega a abranger todo um sistema planetário! Percebe-se, assim, normalmente, só a sua projeção, mas sabe-se que lá está ele, desde o centro, irradiando e sustentando a vida em tudo que se encontra sob sua regência gravitacional.

Por sua complexidade e pelo pouco que se sabe a respeito do tema, e considerando-se que KARDEC a ele não se referiu expressamente, é natural

que surjam teses e interpretações diversas, com relação à existência e significado do corpo mental.

Assim, por exemplo, o destacado escritor espírita, Durval CIAMPONI, margeando a posição seguida por respeitáveis pensadores da atualidade e

aqui valorizada (Teoria do Campo) estabelece que "tanto o corpo mental como o corpo espiritual participam da natureza do períspirito, como envoltórios do princípio inteligente", argumentando, mais tarde, que "o corpo mental é a parte imperecível do períspirito, pois acompanha o princípio inteligente qualquer que seja seu grau de evolução, desde a criação simples e ignorante, até o nível dos puros; mas o corpo espiritual é a parte perecível, porque o Espírito pode privar-se dele ao trocá-lo, ainda que com a rapidez de um relâmpago, e porque sua substância é haurida do meio ambiente, conforme a natureza do mundo em que vai viver."

FONTES:

Períspirito Zilmano Zilmmermann

Antonio J. FREIRE "Da Alma Humana

Francisco Cândido XAVIER - Waldo VIEIRA ANDRÉ LUIZ,

Espírito. "Evolução em Dois Mundos".

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