PERISPÍRITO
Períspirito (do gr. peri, em
tomo. e do lat. spirítus. Alma, espírito) é o envoltório sutil e
perene da alma que possibilita sua interação com os meios espiritual e físico.
A palavra foi empregada pela primeira vez por
KARDEC, na questão 93 de "O Livro dos Espíritos"(“"O Espírito, propriamente dito, nenhuma
cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância
qualquer?"
—
"Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante
grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na
atmosfera e transportar-se aonde queira."
"Envolvendo
o gérmen de um fruto, há o perisperma; do mesmo modo, uma substância que, por
comparação, se pode chamar períspirito,
serve de envoltório ao Espírito propriamente dito).
Mais tarde, os Espíritos Instrutores,
endossando a designação, passaram a empregá-la regularmente a denominação
baseia-se na forma com que se apresenta esse complexo fluídico, envolvendo a
alma.
Outras denominações conhecidas referem-se mais
à sua natureza ou funções.
Assim, ANDRÉ LUIZ, por Francisco Cândido XAVIER,
chama-o de psicossoma e, também, corpo espiritual - lembrando,
aliás, a designação de PAULO, em sua primeira epístola aos Coríntios (15:44 –“
semeado corpo Psíquico ressuscita corpo espiritual”).
Hoje, os autores dão aos três termos - períspirito,
corpo espiritual e psicossoma - o mesmo sentido.
Alma e períspirito constituem um todo
indissolúvel. Conforme esclarece KARDEC, alma e períspirito "constituem
o ser chamado Espírito?'
"A alma é, pois, um ser simples; o
Espírito um ser duplo e o homem um ser triplo.
Há, assim, diferenças de significado, embora
seja comum o emprego das duas palavras - alma e Espírito - como
sinônimas.
Por isso, anota KARDEC: "Seria mais
exato reservar a palavra alma para designar o princípio inteligente e o termo Espírito
para o ser sem imaterial formado desse princípio e do corpo fluídico; mas, como
não se pode conceber o princípio inteligente isolado da matéria, nem o períspirito
sem ser animado pelo princípio inteligente, as palavras alma e Espírito são, no
uso, indiferentemente empregadas uma pela outra (...); filosoficamente, porém,
é essencial fazer-se a diferença.”. E Leon DENIS observa: "Chamamos
Espírito à alma revestida do seu corpo fluídico. A alma é o centro de vida do períspirito,
como este é o centro de vida do organismo físico. Ela que sente, pensa e quer;
o corpo físico constitui, com o corpo fluídico, o duplo organismo por cujo intermédio
ela atua no mundo da mateia.
Em outro local, especifica: "O homem
(...) é um ser complexo. Nele se combinam três elementos para formar uma
unidade viva, a saber: O corpo, envoltório material temporário, que abandonamos
na morte, como vestuário usado; O períspirito, invólucro fluídico permanente,
invisível aos nossos sentidos naturais, que acompanha a alma em sua evolução
infinita, e com ela se melhora e purifica; A alma, princípio inteligente,
centro da força, foco da consciência e da personalidade (centelha divina da
criação).
A alma desprendida
do corpo material e revestida do seu invólucro sutil, constitui o Espírito, ser
fluídico, de forma humana, liberto das necessidades terrestres, invisível e
impalpável em seu estado normal." Embora os
estudos sobre o períspirito tenham sido sistematizados só a partir de KARDEC,
tem sido ele percebido desde épocas imemoriais, recebendo as mais diversas denominações
no curso do tempo:
“mano-maya-kosha (na índia védica); baodhas
(no Zend-Avesta, dos persas); Kha ou Bai (entre os sacerdotes
egípcios); rouach (na Cabala); kama-rupa (Budismo); eidolon,
okhema, ferouer(entre os gregos); Khi (na tradição chinesa); corpo
astral (entre os hermetistas, alquimistas, esoteristas, teosofistas);corpo
sidéreo (Paracelso); aerossoma (neognósticos); corpo fluídico (Leibniz);
somod (Baraduc); mediador plástico (Cudworth), metassoma (Bret),
modelo organizador biológico - MOB (Hernani G. Andrade), etc.”
Modernamente, o períspirito tem atraído o
interesse de renomados
Investigadores, que, inclusive, veem nele um
dos mais importantes fatores do processo vital.
FONTE:
PERIPIRITO - Zilmmanno Zilmerman
Evolução em Dois Mundos -
Francisco Candido Xavier Waldo Vieira
O Porque da Vida - Leon Denis
Depois da Morte – Leon Denis"
O Livro dos Espíritos e a Física Moderna.
" REFORMADOR,
Rio de
Janeiro: FEB, ag., 1999, pp. 20 a 23).
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